Hoje, iremos abordar os vários modelos de cor existentes. Fiquem connosco...
Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessária a criação de modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar determinada cor.
RGB é um sistema de cores aditivas em que o vermelho, o verde e o azul são combinados de várias formas de modo a reproduzir um extenso espetro cromático. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como televisões e computadores, projetores e câmaras.
CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por ciano, magenta, amarelo e preto.
Funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as colorações que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é utilizado por impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível.
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes matiz, saturação e valor.
- Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360.
- Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
- Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.
YUV é um sistema de codificação de cores normalmente usado como parte de um pipeline (técnica hardware) de imagens coloridas. Codifica uma imagem colorida ou vídeo levando em consideração a perceção humana, permitindo largura de banda reduzida para componentes de crominância.
Webgrafia